quarta-feira, 24 de abril de 2013

De Onde Veio a Expressão: " Louco Como um Chapeleiro"?



"Louco como um chapeleiro" é uma expressão usada para referir-se a pessoas loucas. Entre os séculos XVIII e XIX, mercúrio era usado na fabricação de feltro, feito de pele de coelho, que era usado para manufaturar os chapéus da época. 

As pessoas que trabalhavam nessas fábricas, eram expostas diariamente a vapores de nitrato de mercúrio, que é extremamente tóxico. O nitrato era inalado e também absorvido pela pele. Além de danos aos pulmões, os vapores causavam danos cerebrais.

Muitos dos trabalhadores que eram afetados, desenvolvia formas de demencia. Eles sofriam de severas convulsões, paralisias, perdiam a memória, e se tornavam mentalmente desorientados. Daí veio a expressão que se tornou uma forma popular de se referir a pessoas insanas.

Johnny Dep como o Chapeleiro Louco

Lewis Carroll escreveu "Alice no País das Maravilhas" em 1865. A história revolve-se em uma menina que cai em um buraco de coelho e entra num mundo de fantasia. Um dos personagens é o chapeleiro. Ele é tratado como o chapeleiro louco, porém, Carroll nunca se referiu a seu personagem dessa forma.

A expressão "louco como um chapeleiro" precede a obra do autor. Mas Lewis Carroll conhecia a expressão e no capitulo 7 do livro, ele festeja "A Mad Tea-Party" ("Um Chá de Loucos").


Nenhum comentário:

Postar um comentário