quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Cloche


No início do século XX, o cloche era a última moda. O cloche é um chapéu feminino em formato de sino. Continua o debate se a milliner parisiense Caroline Reboux (1837-1927), bem no final de sua carreira, em 1928, foi a primeira a lançar o dito modelo de chapéu.  O cloche era perfeito para enfatizavar a androginia liberada na Nova Mulher, já que ela começara a experimentar privilégios masculino. De qualquer forma, não resta dúvida de que Reboux ajudou a populariza-lo.

O Cloche tornou-se popular durante a dec. de 20. Ele já tinha se tornado parte do vizual melindrosa, ao lado do cabelo curto, dos lábios intumecidos e do vestido chemise de corte reto. E, continuou em voga até meados da dec. de 30. Maisons Couture como Lanvin e Molyneux juntaram-se a ateliers de millinery, para a manufatura de chapéus que combinassem exatamente como os designes fabricados por eles. 

Joan Crawford e seu chapéu "cloche".

Os cloches chegaram a ditar até os penteados da época. Os cortes e penteados eram determinados, de forma que complementassem o formato do chapéu. O corte de cabelo bem baixinho, "Eton crop", como o de Josephine Baker, e o famoso "à la garçonne", de Louise Brooks, eram perfeitos para acentuar a nova moda.

Os chapéus cloche eram normalmente feitos de feltro, assim, ele se moldava perfeitamente a cabeça. Usado bem justo e enterrado na cabeça até rente aos olhos, o cloche enfatizava o ar presunçoso do estilo flapper, a reputação de predadora de homens, obrigando a usuária a manter sua cabeça erguida. Anos mais tarde, algumas designers lançaram cloches de verão, feitos de palha ou sisal. Cloches eram também feitos de renda e missangas para a noite, usados em festas ou para sair para dançar.

Josephine Baker usando uma chapeuzinho "cloche".


O chapéu cloche dos anos 1920, recebe um tratamento Art Deco. Normalmente usado simples, sem adornos, na  dec. de 20, o chapéu ganhou enfeites e adornos, que variavam de apliqués, bordados, broches, jóias, lenços e penas. Já no final da dec. de 20, tornou-se comum, virar a pequena aba do chapéu virada para fora. Essa forma de usar o chapéu se tornou comum até mais ou manos 1934, quando o cloche se tornou obsoleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário