segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Turbante Notável


Carmen Miranda, ou Maria do Carmo Miranda da Cunha, foi uma atriz e cantora, que ficou marcada por seus balangandãs, penduricalhos e turbantes extravagantes. Sua carreira aconteceu entre Brasil e Estados Unidos, entre as décadas de 1930 e 1950. Começando sua história no rádio e no teatro de revista, evoluiu para o cinema e a televisão.

Na adolescência Carmen Miranda trabalhou como aprendiz de chapeleira na Maison La Femme Chic de Madame Boss no centro do Rio de Janeiro, onde aprendeu a confeccionar chapéus . Já famosa, na década de 1930, e dominando esse ofício, Carmen confeccionava seus próprios chapéus e lançava moda.


Em 1938, Carmen estreava no Cassino da Urca com "Uma Nova Baiana", criada por J. Luiz com losangos modernistas em veludo de várias cores. Em Hollywood seus turbantes foram também decorados, com flores, laços de fita, plumas, sombrinhas, bananas e brinquedos. Com Ivonne Wood criou um tipo de arranjo de cabelo específico em forma de volutas, que se adaptava em qualquer penteado. Outra famosa milliner que prestou seus dotes para adornar a cabeça da Pequena Notável, foi Lilly Daché.


Nesse dia 05 de agosto, comemoramos 58 de morte de Carmen Miranda. Assim, aqui fica nossa homenagem, para a primeira artista brasileira, que obteve expressiva projeção internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário